VISITAS

quarta-feira, 7 de março de 2012

A ORAÇÃO DO PAI NOSSO - NÃO POSSO DIZER... - MATEUS 6: 9 - 13

1 - Não posso dizer: Pai Nosso, se não demonstro em minha vida diária, que sou seu Filho leal. Se faço acepção de pessoas, inclusive discriminando alguns dos irmãos, membros da Família de Deus na Terra. Se eu penso somente em mim. De fato tenho olhado todas as pessoas como meus verdadeiros irmãos?

2 - Não posso dizer: Que estás nos Céus, se o que me preocupa é acumular muitos meus bens na Terra. Se todos os meus interesses e propósitos se centralizam nas coisas terrenas. Tenho dado exemplos principalmente para meus filhos que realmente acredito na vida eterna e que Jesus está verdadeiramente vivo? Ou tenho me acomodado? Esqueçendo-me de participar da Obra de Deus, para fazer qualquer outra coisa... Isto é negar que Jesus está vivo!

3 - Não posso dizer: Santificado seja o teu nome, se a cada dia não me santifico através da palavra de Deus, permitindo que o amor de Cristo cresça em minha vida. Tenho procurado santificar a minha vida? Tenho procurado santificar a vida de todos aqueles que convivem comigo? Tenho procurado santificar a minha família, minha esposa ou meu marido, meus filhos...? Ou tenho achado mais fácil me acomodar?

4 - Não posso dizer: Venha o teu Reino,se eu só penso em ter, mesmo que para isso tenha que passar outras pessoas para traz. Tenho sido verdadeiramente honesto com todas as pessoas para poder dizer: Venha o teu reino? Ou tenho sido egoísta em todos os meus atos?

5 - Não posso dizer: Seja feita a tua vontade, se divinizo as minhas vontades, e o que importa é o que eu quero. Se na maioria das vezes eu só penso na minha vontade, sem olhar se estou ou não prejudicando meu irmão. Se eu nunca procuro fazer a vontade de Deus! Como posso dizer que seja feita a sua vontade? Tenho sido humilde e realmente aceitado a vontade de Deus? Ou por qualquer motivo reclamo e às vezes até me revolto?

6 - Não posso dizer: Assim na Terra como nos Céus, se os meus atos mostram que não quero e que não desejo entrar no Reino de Deus.

7 - Não posso dizer: O pão nosso de cada dia dá-nos hoje, se não sou capaz de repartir meu pão com os necessitados. Se eu quero o pão de hoje, o pão de amanhã, o pão de daqui um ano, o pão de sempre e ás vezes até o pão de meu irmão. Tenho sido agradecido a Deus pelo pão de hoje, para que ele nunca me falte? Mesmo que para isso tenha que explorar o meu irmão mais fraco, às vezes até tirando o seu único pedaço de pão. Realmente tenho que pensar melhor quando digo “O pão nosso de cada dia nos daí hoje”

8 - Não posso dizer: Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores, se minha vida é uma permanente ofensa ao meu próximo, a Caridade e a Justiça de Deus. Se eu não sei perdoar! Guardando recentimentos contra alguém. Se por qualquer motivo eu viro o rosto para meu irmão! Se por qualquer motivo eu fico sem falar com outras pessoas! Muitas das vezes não sei compreender até mesmo meus familiares. Tenho perdoado a todos que me ofendem, que me magoam...? ou tenho sido um hipócrita em ter coragem de virar para Deus e pedir que Ele me perdoe como eu perdôo?

9 - Não posso dizer: E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal, se fecho os olhos à mão estendida, os ouvidos ao pedido, fugindo das minhas responsabilidades na construção de um mundo melhor. Se eu não faço a minha parte, se na maioria das vezes, eu sempre procuro aquilo que me afasta de Deus e que me leva a pecar. Tenho feito a minha parte, me afastando de lugares indevidos? Lugares que não serviriam de exemplos para meus filhos, fazendo coisas que um dia possa vir a me arrepender! Quando peço a Deus para não me deixar cair em tentação também tenho que fazer a minha parte e não ir ao encontro dela! Tenho ensinado a meus filhos a fugir do pecado? Ou meus exemplos não são tão bons?

10 - Não posso dizer: Pois teu é o Reino, e o Poder e a Glória para sempre, se de fato não me submeto a sua Autoridade e não aceito a sua Soberana vontade. Se não me rendo ao meu Rei, como disciplinado e obediente servo.

11 - Não posso dizer: Amém(que assim seja), Se me revolto contra Deus, mentindo e não aceitando a sua vontade. A menos que possa dizer honestamente.

Autor Desconhecido.